NOTA OFICIAL FCDL – COVID-19

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) compreende a necessidade e importância das medidas, ainda que extremas, assinaladas no Decreto 515/2020 de origem do Executivo estadual.

A orientação aos nossos associados é de que se adaptem a essa realidade, ainda que provocando impactos altíssimos na economia, entendendo que as restrições contidas no Decreto são em busca da preservação da vida e da qualidade da prestação dos serviços médicos e hospitalares.

No entanto, é verdade que faltaram medidas práticas que permitam não apenas a manutenção dos empregos, como a continuidade das nossas empresas durante esse período, sem qualquer faturamento – e para as semanas subsequentes, até a efetiva retomada das atividades produtivas.

Se faz necessária a imediata adoção de atitudes práticas em tais como o parcelamento e/ou postergação de tributos e de serviços fornecidos por empresas públicas (água, energia etc.) e outras exercidas pelo Estado.

Por fim, a FCDL/SC tem a convicção que o Governador do Estado está estudando iniciativas para equacionar esta situação e se coloca à disposição para contribuir por meio de seu corpo técnico e institucional.

Florianópolis/SC, 18 de março, 2020.

IVAN ROBERTO TAUFFER

Presidente FCDL/SC