EMPRESÁRIO: ADIANTE

Como nunca antes na História, o destino comum nos conclama a buscar um novo começo. Tal renovação requer uma mudança na mente e no coração.

Requer um novo sentido de interdependência global e de responsabilidade universal. Devemos desenvolver e aplicar com imaginação a visão de um modo de vida sustentável nos níveis local, nacional, regional e global.

Devemos aprofundar e expandir o diálogo, porque temos muito que aprender a partir da busca conjunta por verdades e sabedoria.

Motivação e estratégias não faltam neste momento. Podemos nos orientar em alguns mandamentos escrito em 1998 por Bruce Mau do manifesto para o crescimento, que diz:

– “Permita que os eventos mudem você. Você tem que estar a fim de crescer. O crescimento não é algo que acontece com você. Você o produz. Você o vive. Os pré-requisitos para o crescimento são: abertura para vivenciar eventos e disposição de ser mudado por eles.”

– “Esqueça o “já está bom”. “já está bom é o que já é conhecido. “já está bom” é aquilo que todo mundo concorda. O crescimento não é necessariamente o “já está bom”. Enquanto você estiver apegado ao “já está bom”, nunca terá um crescimento real”.

– “Vá fundo. Quanto mais fundo você for, mais provavelmente descobrirá algo de valor”.

– “Flua. Permita-se vagar sem destino. Investigue os arredores. Adie as críticas. Não julgue”.

– “Colha ideias. Edite aplicações. Ideias precisam de um ambiente dinâmico, fluido e generoso para sustentar. Produza uma taxa elevada de ideias em relação a aplicações”.

– “Repita-se. Se você gostar, faça de novo. Se você não gostar, faça de novo”.

– “Não limpe sua mesa. Você pode encontrar alguma coisa na manhã seguinte que não conseguiu enxergar na noite anterior”.

– “Pense com sua própria cabeça. A criatividade não depende de equipamentos”.

– “Escute atentamente. Cada colaborador, que entra em nossa órbita, traz consigo um mundo mais estranho e complexo do que podemos imaginar. Prestando atenção aos detalhes e sutilezas de suas necessidades, desejos e ambições, envolvendo o mundo deles com o nosso próprio mundo”.

– “Imite. Não se sinta acanhado a respeito. Tente chegar o mais perto que puder”.

– “Ame suas experiências. A alegria é o propulsor do crescimento. Explore a liberdade de considerar seu trabalho como tentativas de erros… e permita-se divertir com os erros. Examine os efeitos a longo prazo e permita-se a diversão de cometer erros todos os dias”.

– “O processo é mais importante do que o resultado. Quando o resultado conduz o processo, somente iremos para onde já estivemos. Se o processo conduz o resultado, podemos não saber para onde estamos indo, mas sabemos que queremos estar lá”.

– “Comece de qualquer ponto. John Cage diz que não saber por onde começar é uma forma comum de paralisia. Seu conselho: comece em qualquer lugar”.

– “Baseie-se em mais alguém. Você pode viajar mais longe apoiando-se nas realizações daqueles que vieram antes de você. E o panorama é muito melhor”.

– “Lembre-se. O crescimento somente é possível como um produto da História. Sem memória, a inovação é meramente novidade. A História da uma direção ao crescimento. Mas a memória nunca e perfeita. Cada memória é uma imagem degradada ou composta de um momento ou evento anterior. Isso é o que nos faz ciente de sua qualidade como passado e não presente. Isso significa que cada memória é nova”.

Todo o empresariado tem um papel vital a desempenhar, junto as artes, as ciências, as religiões, as instituições educativas, os meios de comunicação, as empresas, as organizações não-governamentais e os governos são todos chamados a oferecer uma liderança criativa.

Sejam radicalmente criativos para ser extremamente eficaz em contextos onde não há dinheiro disponível. Conte exclusivamente com a boa-vontade das pessoas, seu tempo, suas ideias, seu conhecimento, seu trabalho, suas próprias redes de amigos, sua criatividade, e sua expertise em fazer acontecer.

Sejamos sábios no uso da tecnologia, principalmente alta tecnologia. Reconheça-a como um meio útil para a realização de propósitos elevados, mas sempre busque combiná-la com conhecimentos tradicionais assim como métodos de alto contato humano.

Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova referência face a vida, pelo compromisso firme de alcançar os objetivos empresarial traçado.

Vamos adiante.

Laerson Batista da Costa