Dia dos Pais gera otimismo no comércio de Itajaí

Levantamento da FCDL/SC revela aumento nas compras em todo o estado

Em Itajaí, os lojistas se preparam para o Dia dos Pais com boas expectativas. A data é considerada uma prévia do Natal e também auxilia os comerciantes a se recuperarem do primeiro semestre, já que a economia do consumidor aos poucos volta a ser aquecida.
“A nossa grande esperança é que existe um percentual de ganho para essa data muito bom, em torno de 3 a 4 % em relação ao ano passado. Já que é uma data muito importante, dia dos pais vem nessa escala crescente de consumo. Além de ter um diferencial, porque a busca pelo presente transita em outros segmentos de mercado, como artigos esportivos, equipamentos de pesca, segmentos de produtos que tem um valor considerável”, explica o Presidente da CDL Itajaí, Laerson Batista da Costa.
Um levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) revelou que 79,4% dos lojistas em todo o estado apostam que o resultado das vendas deve ser igual ou melhor do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Para 46,06% o crescimento deve ser de até 5% no comparativo com a mesma data em 2017. Quando o assunto é o gasto do consumidor, para 79,39% o valor de compras para essa data está abaixo de R$ 150 – sendo que 62,24% apontam a faixa entre R$ 51 e R$ 150.
Entre os itens mais procurados, segundo os lojistas, destaque para o perfume, bebidas e móveis que somam 29,7%), desbancando produtos tradicionais, como vestuário (preferido por 29,09%), acessórios (escolha de 18,18%) e calçados (alternativa com 15,15% da procura).
Na avaliação de Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, essa melhora se deve principalmente ao ciclo de corte de juros, iniciado pelo Banco Central. Outro fator determinante é a retomada do ritmo de consumo das famílias. A consulta foi realizada junto às empresas associadas com atuação no varejo nas 20 cidades catarinenses de maior índice de potencial de consumo.

Jornalista
Margareth Santos | 47 98421 6727