Demora na liberação de alvarás mobiliza entidades de Itajaí

Na manhã da última sexta-feira (30) integrantes das entidades representativas de Itajaí se reuniram para debater um problema que há algum tempo assola a cidade: a demora na liberação de alvarás. Representantes da Intersindical, ACII, Sindicont, CDL, Sindilojas e OAB, debateram sobre a morosidade do processo que em cidades vizinhas é célere. Segundo o Sindicato dos Contabilistas de Itajaí e Região, SINDICONT, em Balneário Camboriú, são necessários três dias para a liberação, em Penha são 14, e em Itajaí, o mesmo processo, leva 60 dias.

Segundo o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Laerson Batista, esse movimento demonstra a importância do associativismo. “Essa é uma situação que compromete a chegada de novos investidores na cidade e por isso nos unimos, para conseguir encontrar uma solução o mais rápido possível”, afirma.

Nos próximos 15 dias, as entidades voltarão a se reunir presencialmente, para então entregar uma carta de intenções ao município. O objetivo é tentar resolver a situação que dificulta a chegada de novas empresas na cidade. Atualmente há um sistema disponível para tal fim, mas que na área contábil não funciona.

• Governo do Estado prorroga medidas de combate à Covid-19

• Prorrogada a entrada em vigor do Bloco X em Santa Catarina