Comércio de Itajaí abre no feriado e Tiradentes

Se um feriado na terça-feira sempre foi motivo para o brasileiro emendar um “feriadão’, em tempos de recuperação da economia, a situação pode ser diferente. É o que apontou um levantamento, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajaí, com os lojistas da cidade. Depois de ficar com as portas fechadas por cerca de um mês, por conta da pandemia do novo coronavírus, 60% dos empresários associados à CDL Itajaí disseram que abrirão as portas nesta terça (21), feriado nacional de Tiradentes.

A Medida Provisória 927/2020, emitida pelo Governo Federal no dia 22 de março, permite a compensação de feriados ou, até mesmo, a sua antecipação para minimizar os efeitos da crise econômica causada pelo Covid-19.

De acordo com o presidente da CDL Itajaí, Laerson Batista, a abertura do comércio vai proporcionar um dia de compras para os clientes e também garantir o acerto ou quitação de dívidas. Com o comércio aberto, os consumidores terão mais uma oportunidade para realizar a compra antecipada do presente de “Dia das Mães”. A entidade recomenda que os consumidores comprem nos comércios do seu bairro a fim de evitar longos trajetos.

Para atender os clientes e garantir a segurança, os empresários adotaram as medidas indicadas em decreto pelo Governo do Estado de Santa Catarina para higienização dos espaços e das pessoas que adentrarem aos estabelecimentos. “O comércio está devidamente preparado e seguindo todos os protocolos determinados. Mas precisamos estar unidos para evitar o avanço da proliferação do vírus e, por isso, pedimos que a comunidade também use as máscaras de proteção e mantenha a higienização constante das mãos”, reforçou Batista.

*CDL e Sindilojas se unem para apoiar retomada segura*

As duas entidades que representam o setor varejista em Itajaí, CDL e Sindilojas Sindicato do Comércio Varejista de Itajaí e Região, estão trabalhando em parceria para disseminar o maior número de informações sobre as medidas de prevenção e enfrentamento ao Covid -19.
As entidades reforçam diariamebte a comunicação com os lojistas associados, por meio da comunicação interna. Além disso, nesta semana um veículo vai circular pela cidade reforçando a importância e obrigatoriedade do uso de máscara, conforme determinação da portaria do Governo do Estado, emitida no último fim de semana.
De acordo com Bento Ferrari, presidente do Sindilojas, a retomada das atividades do comércio depende de uma atuação coletiva, das entidades representativas, dos lojistas e da sociedade. “A retomada está sendo gradativa, ainda não sabemos ao certo com o vírus vai se comportar nesta volta às atividades, mas sabemos que o comércio precisa atuar para tentar amenizar os prejuízos. Mas é importante que todos respeitem as regras de segurança para evitar um novo decreto de paralisação. Por isso é tão importante que cada um faça a sua parte”, destacou o presidente.

Imagem de Arquivo

• “Porto de Itajaí deve manter autoridade municipal”, diz Presidente da CDL/Itajaí