Notícias

Comerciantes de Itajaí se reinventam para atrair a clientela

Horário estendido, atendimento personalizado, promoções, vitrines criativas, fortalecimento das redes sociais, vale tudo para chamar a atenção do consumidor que ainda não comprou o presente para o Dia das Mães

O mês de maio é tradicionalmente conhecido como a segunda melhor época do ano para a movimentação do comércio. A comemoração do Dia das Mães, celebrada no segundo domingo do mês, torna o período propício para as vendas. Mas, em 2020, as restrições trazidas pela Covid-19 lançaram um desafio extra ao setor: recuperar o faturamento e atrair a clientela em meio a uma crise de saúde pública.

A lojista Larissa Costa Flor de Souza, que atua no comércio de roupas e acessórios há cerca de 14 anos, antecipou algumas promoções que estavam previstas para o mês de junho e tem percebido um aumento gradual das clientes que buscam opções de presentes para a data especial. A empresária aproveitou o período de recesso para fortalecer o relacionamento com as clientes e agora percebe o retorno dessa iniciativa na retomada das vendas.

 

 Loja da empresária Larissa Costa Flor de Souza

O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí) de Itajaí, Laerson Batista, reconhece que o cenário atual impôs uma nova dinâmica ao comércio, assim como ocorreu com os demais setores da economia. Para ele, o momento pede agilidade e disposição para se destacar em meio a concorrência. 

“O consumo pode até sofrer uma redução, mas se ele for estimulado da forma correta teremos resultados positivos. É importante que cada lojista crie estratégias dentro do seu comércio, quando possível faça promoções, invista em boas vitrines, atendimento de qualidade. Faça a entrega do produto de forma personalizada”, sugere Batista.

Atuando também no mercado de roupas e acessórios, há cerca de um ano, a empresária Marcela Renata Aldana Bontorin explica que tem investido em promoções e sorteios para ampliar as vendas, tanto para clientes presenciais, quanto para os seguidores das mídias sociais. Aumentou a publicidade, fez alterações no layout da loja e investiu na produção de vídeos para apresentar as novidades. A comerciante também incorporou um serviço de entrega especial para os clientes que não podem levar o presente até as suas mães. “Além disso, todos os clientes que compram conosco concorrem a um presente para a sua mãe”, conta.

 Loja da empresária Marcela Renata Aldana Bontorin

Para o presidente da CDL, é um desafio para qualquer setor pensar em projeção agora, já que a situação é sem precedentes. Ainda assim, Batista ressalta que a palavra precisa ser de otimismo e, por isso, acredita que as metas continuam importantes para estimular ações e estratégias de venda. “Avaliando a situação do nosso comércio e dos nossos lojistas, para este momento, a projeção fica na casa de 5%”, afirma.

Comércio ficará aberto até mais tarde no próximo sábado

Na véspera do Dia das Mães, sábado (09), o comércio de Itajaí abre as portas em horário estendido. No conhecido “sabadão”, o comércio da cidade realiza atendimentos até às 17h, garantindo um tempo extra para que os consumidores possam realizar as suas compras e garantir o presente das mães.

A CDL reforça a importância dos cuidados com higiene e distanciamento físico durante este período. O comércio está se esforçando para seguir as recomendações das autoridades competentes, mas para a segurança de todos é fundamental que a população siga usando as máscaras corretamente e respeitando a distância mínima e a higiene das mãos.

Notícias
  • Campanha da CDL de Itajaí inova e neste ano investe em influenciadoras digitais para se aproximar do cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Campanha da CDL/Itajaí já movimentou R$1,8 milhão no comércio local

    Continue lendo Clique e leia
  • CDL de Itajaí entrega os prêmios do primeiro sorteio da Campanha Compre com Sorte

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais